Região de Kherson será "libertada" em setembro, diz oficial ucraniano

O exército ucraniano tem vindo a recuperar território na região sul de Kherson nas últimas semanas.
Publicado a
Atualizado a

Um oficial ucraniano disse este domingo que a região de Kherson, no sul do país, que foi conquistado pelas tropas russas no início da invasão em fevereiro, seria recapturada pelas forças de Kiev em setembro.

"Podemos dizer que a região de Kherson será definitivamente libertada até setembro, e todos os planos dos ocupantes vão falhar", disse Sergiy Khlan, assessor do dirigente da região de Kherson, em entrevista á televisão ucraniana.

O exército ucraniano, encorajado pelas entregas de artilharia de longo alcance fornecida pelo Ocidente, tem vindo a recuperar território na região sul de Kherson nas últimas semanas.

"Podemos dizer que ocorreu uma viragem no campo de batalha. Vemos que as Forças Armadas da Ucrânia estão a prevalecer nas suas operações militares mais recentes", disse Khlan. "Vemos que as nossas forças armadas estão a avançar abertamente. Podemos dizer que estamos a passar de ações defensivas para ações contra-ofensivas", acrescentou.

As forças russas tomaram a principal cidade da região, também chamada Kherson, a 3 de março. Foi a primeira grande cidade do país a cair após o início da operação militar de Moscovo na Ucrânia, no final de fevereiro.

A região, importante para a agricultura ucraniana, fica ao lado da Península da Crimeia que foi anexada pela Rússia em 2014.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt