Rede de distribuição de energia vulnerável a terroristas
A divulgação das conclusões ocorreu pouco depois de a tempestade Sandy ter atingido Nova Iorque e a costa do Estado de Nova Jérsia no final de outubro, causando uma devastação generalizada.
"O sistema de distribuição de energia elétrica dos EUA está vulnerável a ataques terroristas que podem causar muito mais estragos ao sistema do que os desastres naturais, como o furacão Sandy, colocando grande regiões do país às escuras durante semanas ou meses e custando muitos milhares de milhões de dólares", precisa o estudo, produzido pelo Conselho Nacional de Investigação.
Uma grande parte do sistema de alta voltagem está muito sobrecarregada, o que o deixa particularmente sujeito a falhas múltiplas na sequência de um ataque.
Para agravar, peças importantes do sistema são velhas de décadas.
Muitas instalações importantes não estão guardadas e os transformadores de alta tensão causam uma preocupação particular, porque estão vulneráveis tanto dentro como fora das subestações, indica-se no estudo.
Os transformadores, cujo tamanho é grande, são também difíceis de substituir, porque na sua maioria já não são produzidos nos EUA e o tempo de entrega dos novos pode chegar a demorar anos.
No documento aponta-se ainda para a gravidade dos ataques por via cibernética, que, se não podem causar danos extensos, podem ampliar os estragos de um ataque físico.
O relatório foi acabado pelos investigadores no outono de 2007, tendo estado reservado desde então pelo Departamento da Segurança Interna.
Mas na sua introdução acentua-se que as suas principais conclusões permanecem "muito relevantes".