Receita de sardinhas panadas
Ingredientes
1 kg de filetes de sardinha
500 gramas de cebola
4 dentes de alho
2 folhas de louro
150 ml de azeite virgem extra
75 ml de vinagre de vinho tinto
30 gramas de pimentão doce fumado
Sal q.b.
Pimenta preta q.b.
100 g de farinha de trigo
100 g de maizena
10 g de sal fino
óleo para fritar
Pão alentejano em fatias de 2 cm
Confeção
Conserva de cebola (Feita de preferência com um dia antecedência): laminar finamente as cebolas, laminar também os dentes de alho. Misturar o azeite, o vinagre, sal, pimenta 15 gramas de pimentão doce fumado e as folhas de louro. Guardar no frio - quanto mais tempo a macerar, melhor)
Para panar as sardinhas: numa taça misturar o restante de pimentão doce fumado, 10 gramas de sal, farinha de trigo e maizena e misturar bem. Passar as sardinhas nesta mistura e fritar em óleo bem quente até que fiquem rijas.
Pão frito: numa frigideira, dispor uma boa quantidade de azeite e fritar o pão até que fique dourado,
No prato colocar as cebolas em conserva, as sardinhas e o pão frito.
O chef aconselha, para acompanhar as suas sardinhas, a cerveja artesanal Psycho Pilsner da Musa.
Pedro Monteiro, 38 anos, nasceu no estado brasileiro de Minas Gerais. Aos 26 anos foi estudar cozinha, e com o intuito de fazer um mestrado veio para Portugal. O objetivo era regressar a casa para ensinar cozinha, mas o destino trocou-lhe as voltas. Ganhou o gosto pelo dia a dia na cozinha e foi ficando. Primeiro na Taberna Sal Grosso - onde voltou a estudar para fazer cerveja - e, desde há dois anos na Fábrica da Musa, em Marvila. Entretanto, o chef, que faz parte do coletivo de jovens cozinheiros NKOTB, abriu mais um restaurante: Tasca Baldracca, em Lisboa.