Receita de polvo à galega
Ingredientes para o polvo
1 polvo grande (7.5 kg)
400 g de tomate
300 g de cebola
1 cabeça de alho cortada ao meio
4 folhas de louro
500 ml de vinho branco
1 kg de Batatas novas para cozer (juntar sal)
Ingredientes para o azeite de paprika fumado
400 ml de azeite
2 dentes de alho
40g de paprika
Aquecer o azeite com o alho, retirar do lume, adicionar a paprika fumada e deixa arrefecer.
Ingredientes para o aioli_
350 ml de óleo
2 ovos
3 dentes de alho
sal a gosto
20 ml de vinagre
Com uma varinha mágica, começar a bater os ovos, vinagre, alho, sal e adicionar o óleo aos poucos até formar uma maionese.
Confeção do polvo:
Num tacho grande, pôr todos os ingredientes, deixar levantar fervura, tapar e cozer o polvo por 1h50m ou até que ele fique macio. Tirar a tampa e deixar o polvo arrefecer no próprio caldo.
Cortar os tentáculos e grelhar na churrasqueira, junto com as batatas, montar o prato com as batatas aioli, azeite de pimentos e o polvo.
A acompanhar
O chef Pedro Monteiro aconselha uma cerveja artesanal, a Eye of the Lager, da Musa, para acompanhar a sua receita.
O chef
Pedro Monteiro, 38 anos, é natural do estado brasileiro de Minas Gerais. Aos 26 anos foi estudar cozinha, mais tarde, com o intuito de fazer um mestrado veio para Portugal. O objetivo era depois voltar ao Brasil para ensinar cozinha. Mas o destino trocou-lhe as voltas. Ganhou o gosto pelo dia a dia na cozinha e foi ficando. Primeiro na Taberna Sal Grosso - onde voltou a estudar para fazer cerveja e, desde há dois anos na Fábrica da Musa, em Marvila - o espaço que este domingo encerra portas para voltar a abrir, em breve, em local ainda no segredo dos deuses cervejeiros. Entretanto, o chef, que faz parte do coletivo de jovens cozinheiros NKOTB, abriu mais um restaurante: Tasca Baldracca, em Lisboa.