RDP e TSF a subir e Renascença a cair
O conjunto das estações do grupo RDP e a TSF são as rádios que maior crescimento de audiências registaram no segundo trimestre do ano, face ao mesmo período de 2004.
De acordo com o relatório Bareme Rádio, divulgado ontem pela Marktest, o total das três rádios públicas - Antena 1, Antena 2 e Antena 3 - registaram uma audiência acumulada de véspera (AAV) de 9,2% no segundo trimestre deste ano, contra 8% no mesmo período do ano anterior. Relativamente ao primeiro trimestre do ano, o conjunto das três rádios caiu 0,3 pontos percentuais. A Antena 1 foi a estação que mais cresceu, seguida da Antena 2. A rádio jovem do grupo manteve sua audiência no período em análise.
O segundo maior crescimento do trimestre foi protagonizado pela TSF, que subiu de uma audiência média de 4,7%, no segundo trimestre de 2004, para 5,8% no período de Abril a Junho deste ano. Também relativamente aos três primeiros meses do ano, a rádio da Lusomundo Media cresceu, concretamente 0,1 pontos.
Com um movimento contrário, ou seja, de queda esteve o grupo Renascença (-0,7%), com a sua RFM a cair um ponto percentual entre trimestres homólogos. O canal um do mesmo grupo cresceu 0,1 pontos, enquanto a rádio para o target jovem, Mega FM, manteve a sua audiência.
Voltando às subidas, outro dos protagonistas foi o grupo Media Capital Rádio que registou um ganho de 0,1 pontos entre o segundo trimestre deste ano e o do ano passado. A Rádio Comercial sofreu um quebra no segundo trimestre, no entanto, em "contraciclo com o resultado global, a AAV subiu na faixa etária 25-35, classes A e tempo de escuta, traduzindo-se numa maior fidelidade no seu auditório", diz o grupo em comunicado. A Cidade FM, reforçou a sua liderança na faixa etária dos 15 aos 17 anos.
A RCP manteve as audiências, enquanto a Best Rock FM, "ainda limitada em termos de cobertura geográfica, viu descer a sua AAV, acompanhando a tendência do mercado (com quedas tanto da Antena 3 como da Mega FM).