Raptor de Rui Pedro poderá sair em breve em liberdade
Condenado a três anos de prisão pelo rapto de Rui Pedro, o menino desaparecido em Lousada há quase 19 anos, Afonso Dias deverá deixar em breve a prisão de Guimarães, onde cumpre pena, segundo uma notícia avançada hoje pelo Jornal de Notícias. É que o camionista cumpriu entretanto dois terços da pena, o que lhe deverá permitir gozar da liberdade condicional. A decisão está agora nas mãos do Tribunal de Execução de Penas.
Afonso Dias, que sempre jurou a sua inocência, começou por ser absolvido pelo tribunal de Lousada em 2012, mas o recurso para a Relação resultou na condenação a três anos e meio de prisão por rapto agravado. O Supremo Tribunal de Justiça confirmou uma pena de três anos em 2015 e Afonso Dias entregou-se para começar a cumpri-la em março de 2015.
A justiça condenou Afonso por ter dado como provado que foi ele quem levou Rui Pedro, então com 11 anos, a uma prostituta, naquela que terá sido a última ocasião em que foi visto. A mãe, Filomena Teixeira tem sido o principal rosto da luta pela descoberta da verdade, nunca esclarecida, sobre o que aconteceu a Rui Pedro.