Rapaz de 16 anos morre afogado no Rio Cávado
Quando este "deixou de o ver", alertou os bombeiros que encontraram o corpo 40 minutos depois.
Em declarações à Agência Lusa, o segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Barcelos, António Moreira, deu conta que "a chamada de alerta foi feita por volta das 14 horas".
O local apontado como o sítio onde o rapaz e o amigo terão entrado na água "fica a cerca de 500 metros para Norte da Ponte Medieval de Barcelos", disse António Moreira.
Quando os bombeiros chegaram ao local, com "cinco viaturas, uma delas uma embarcação, e 17 homens, dos quais 9 eram mergulhadores", contou o responsável, o rapaz que acompanhava o jovem que se afogou explicou que "estavam os dois a nadar e de repente deixou de ver o amigo".
Após 40 minutos de operações, "ao segundo mergulho", os bombeiros "detectaram o corpo do jovem deitado na areia", explicou António Moreira.
A maior dificuldade que os mergulhadores enfrentaram foi "a corrente do rio que se faz sentir naquela zona", explicou.
Segundo o responsável, "aquela é uma zona frequentada por miúdos nas alturas de calor, apesar de ser uma zona não vigiada, ainda que a época balnear não tenha sido aberta".
A mãe do jovem afogado esteve no local, onde "recebeu apoio médico e psicológico".
António Moreira disse ainda à Lusa "que aquele é um local onde já se registaram alguns acidentes, mas que há uns anos que tal não acontecia".