Quinze mil turistas deixam um milhão de euros na Madeira
Entre os navios que são esperados destaca-se o 'Fantasia' da MSC que traz a bordo 3.977 passageiros-turistas, com o 'Queen Elizabeth' a fazer desembarcar outros 1.966 turistas. O grupo alemão da Aida Cruises posicionou dois navios na Madeira - AidaSol e Aida Bela - que em conjunto transportam 4.705 turistas alemães. Tal como acontece há várias décadas, o 'Aurora' da P&O vai estar na baía do Funchal, este ano com 1.850 turistas.
Mais três paquetes são esperados. O 'Saga Pearl II' navega com 429 passageiros, o 'Boudicca' deverá desembarcar 828, com a curiosidade do 'Princess Danae' atracar pela manhã do dia 31 de Dezembro no porto de Abrigo do Porto Santo, navegando para a Madeira a tempo de ver o espetáculo pirotécnico. Navegando desde Ponta Delgada, o 'Saga Ruby' deverá chegar à baia do Funchal uns minutos antes da meia-noite, oferecendo aos 600 passageiros o espetáculo, seguindo o cruzeiro depois para outro destino.
De acordo com os estudos feitos pelo executivo regional, o gasto médio dos turistas dos paquetes representa uma receita de 50 a 60 euros por passageiro, pelo que a escala dos navios e o desembarque dos 15 mil turistas "deverá representar uma receita de um milhão de euros". De acordo com a nota, o porto do Funchal deverá ultrapassar este ano o meio milhão de turistas de cruzeiro e as 300 escalas.
"São mais de 100 mil passageiros desde 2008, quando este porto registou um movimento de 405 mil turistas de cruzeiro", refere a entidade. Na zona do Atlântico - que compreende os arquipélagos da Madeira, Canárias, Açores, Portugal Continental e costa africana - o porto do Funchal posiciona-se em terceiro lugar, num ranking dos portos com maior crescimento nos últimos quatro anos.