Quinhentos tocadores de música tradicional juntam-se em cortejo em Lisboa

A partir das 15:30, da Praça da Alegria, Praça do Martim Moniz, Praça do Comércio e Praça Luís de Camões, tocadores convergem para o Rossio onde vão tocar com Gaiteiros de Lisboa e Amélia Muge.
Publicado a
Atualizado a

Quinhentos tocadores de música tradicional portuguesa, acompanhados de guitarras, cavaquinhos, adufes e gaitas-de-foles, juntam-se no sábado numa parada na baixa de Lisboa, numa iniciativa denominada "É de fones!".

A iniciativa é promovida pela Fundação Inatel, para "celebrar de forma original as sonoridades, técnicas e formas de execução das quatro famílias de instrumentos que fazem parte da paisagem sonora" portuguesa.

O encontro inclui um cortejo de músicos em quatro pontos da baixa de Lisboa, que irá convergir, cerca das 18:00, numa atuação na Praça do Rossio, com Gaiteiros de Lisboa e Amélia Muge.

Estarão presentes músicos profissionais, amadores, alunos e professores de música tradicional, acompanhados de instrumentos de cordas, sopros, percussão e vibração.

Entre os 500 participantes contam-se músicos do Grupo de Cavaquinhos do Louriçal, Pedro Mestre e Campaniças, Gaitas da Golegã da Associação Cultural Cantar Nosso, a Associação Gaita-de-Foles, o Grupo de Adufeiras da Casa do Povo de Paul, o Grupo das Pedrinhas de Arronches, os Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho ou a Orquestra de Canas Rachadas de Aveiras Cima.

O cortejo tem início às 15:30, a partir de quatro pontos: Praça da Alegria, Praça do Martim Moniz, Praça do Comércio e Praça Luís de Camões.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt