As temperaturas descem, aumentam as chamadas na linha SNS 24. É no inverno que mais pessoas ligam para o 808 24 24 24. Tosse, febre, bem como dores musculares e articulares, dores de cabeça (síndrome gripal), são as queixas que mais chegam aos enfermeiros da linha de aconselhamento quando o frio se faz sentir..O objetivo deste serviço, cada vez mais utilizado pelos portugueses, "é facilitar o acesso" ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) e "a articulação dos cuidados em torno do cidadão", explica ao DN a diretora do SNS 24, Micaela Monteiro..Os números não mentem. Há cada vez mais portugueses a ligar para o 808 24 24 24. No ano passado, as chamadas ultrapassaram um milhão. A campanha de promoção ao SNS 24 ajudou, mas não foi o único contributo. "Deve-se a uma maior notoriedade do serviço, o que leva a que mais pessoas o experimentem", diz a médica responsável por esta linha telefónica desde 2017..De acordo com Micaela Monteiro, "a satisfação e reconhecimento" dos portugueses que ligam para o SNS 24 "tem sido elevada". "Por outro lado, também aumentámos o número e a tipologia dos serviços prestados e através do canal digital chegamos a novos públicos.".Quase 200 mil chamadas atendidas em janeiro.O mês passado, que coincide com o período de maior atividade gripal, é bem revelador do aumento de chamadas atendidas..Se ligou em janeiro para o número da linha SNS 24 saiba que a sua chamada foi uma das 186 427 atendidas só nesse mês no serviço de triagem, aconselhamento e encaminhamento. Mais 39 mil das que foram registadas no ano passado (147 416), de acordo com os dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS)..Qual foi o dia com mais chamadas em 2019?.Até agora, 20 de janeiro foi o dia com o maior número de chamadas atendidas no SNS 24. Ao todo, foram 8495, das quais 900 foram sobre tosse, 779 referentes à síndrome gripal e 242 relativas a náuseas/vómitos..Este foi o valor total de chamadas atendidas pelo serviço clínico e que inclui várias tipologias como a triagem, aconselhamento terapêutico, pedido de informação de saúde pública, entre outros, explicam os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde..No entanto, o dia com o maior número de chamadas apenas em triagem, aconselhamento e encaminhamento foi registado a 21 de janeiro, com 7693 chamadas. Nesse dia, os problemas de saúde mais identificados foram: tosse (1046) e síndrome gripal (929)..Mais de um milhão ligou para o SNS 24 em 2018.Para se ser mais preciso, em 2018 o serviço de triagem, aconselhamento e encaminhamento da SNS 24 atendeu 1 091 219 chamadas, o que dá uma média de mais de três mil por dia. No ano anterior foram 838 200. Números que se traduzem num aumento de "aproximadamente 30%" de chamadas atendidas entre 2017 e 2018..Se 20 de janeiro foi o dia em 2019 em que se registou mais chamadas, quase 8500, no ano passado os registos indicam que foi a 8 de janeiro que foram atendidas 5313 chamadas pela triagem, aconselhamento e encaminhamento..Os problemas de saúde mais identificados.De acordo com a SPMS, os problemas de saúde mais comuns da SNS 24 durante 2018, ano com mais de um milhão de chamadas atendidas, foram:.. Tosse - 90 026 ativações deste algoritmo (10,4%).. Náuseas e Vómitos - 59 720 ativações (6,9%).. Dor abdominal - 52 939 ativações (6,1%).Evitar urgências desnecessárias.O encaminhamento de milhares de chamadas que o SNS 24 realiza ajuda a "quem tem dúvidas sobre se pode ou deve ficar em casa em situação de doença", mas também contribui para melhorar os serviços de saúde, destaca a médica Micaela Monteiro. E, nesse sentido, evitar "longas esperas em centros de saúde ou serviços de urgência"..Um objetivo que ganha cada vez mais importância num SNS cada vez mais sobrecarregado é o de evitar as urgências desnecessárias. "O SNS 24 deve, cada vez mais, ser o gestor da procura de cuidados de saúde na doença aguda não emergente. Portugal é dos países com mais episódios de urgência hospitalar - aproximadamente 10 000 000 por ano; cada português vai, em média, uma vez por ano a um serviço de urgência, aproximadamente o triplo da média da OCDE. Como recentemente noticiado, 40% destes episódios são classificados como pouco urgentes ou não urgentes", resume Micaela Monteiro..Uma situação que, sublinha, "não traz mais saúde aos doentes e claramente compromete o funcionamento do SNS"..Que tipo de aconselhamento e reencaminhamento foi feito?.Os dados da SPMS indicam que, durante o ano de 2018, cerca de 32% dos utentes que ligaram o 808 24 24 24 foram aconselhados a permanecer em autocuidados. Neste tipo de situação, no final de cada chamada são transmitidos os cuidados a ter, tendo em conta cada situação. É depois agendada uma chamada de seguimento.."Aproximadamente 25,3% dos utentes" que ligaram no ano passado para a linha SNS 24 foram encaminhados para "observação médica nos cuidados de saúde primários"..Encaminhados para os serviços de urgência foram cerca de 37% dos utentes..Por último, "cerca de 5,2%" das chamadas do ano passado foram transferidas para o INEM ("situações de emergência médica")..Linha existe há mais de dez anos.A Linha Saúde 24 nasceu depois do atendimento telefónico Dói Dói Trim Trim ter surgido em 1998. Era destinado "a pais preocupados que procuravam orientação numa situação de doença aguda dos seus filhos", conta Micaela Monteiro..Em 2008, esta linha telefónica alarga o seu serviço para a população adulta. "Através de uma triagem clínica baseada em algoritmos, o utente, em situação de doença aguda não emergente, é avaliado e encaminhado para o nível de cuidados mais adequado." Desde essa altura que as recomendações aos doentes passam por "permanecer com autocuidados, devidamente explicados", com "chamadas de seguimento", e, em situações mais graves, a recomendação pode passar por ser a ida ao centro de saúde ou à urgência hospitalar.."A Linha Saúde 24 também já oferecia alguns serviços informativos no âmbito da saúde pública e de medicação não sujeita a receita médica", lembra..Em 2017, a Linha Saúde 24 mudou de nome para Centro de Contacto do SNS 24-SNS24 mantendo o mesmo número. Muda também o conceito. Foram acrescentados os serviços administrativos do Serviço Nacional de Saúde, que permitem, por exemplo, "marcar uma consulta para o médico de família, pedir a isenção da taxa moderadora por motivo de insuficiência económica ou ativar um vale cirurgia". ."O SNS 24 inicia assim o caminho para se tornar o front office do SNS", afirma..Já neste ano foi apresentado o novo site do SNS 24, que passou a ter uma plataforma digital para avaliar sintomas, que, para já, apenas funciona para a gripe..Quem liga mais?.O pico mais acentuado de chamadas situa-se entre as 18.00 e as 22.00, "momento em que os utentes chegam" a casa. Dados que mostram que "a procura do serviço acompanha a vida quotidiana" dos cidadãos, analisam os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. "Durante a semana, o sábado e o domingo são os dias com maior afluência"..Mas quem liga mais vezes para o 808 24 24 24? As mulheres. Elas representam cerca de 60% dos utilizadores do SNS 24. As ligações sobre os problemas de saúde de crianças, até aos 15 anos, representam cerca de 30% das chamadas totais e as relacionadas com a população com idade igual ou superior a 75 correspondem a cerca de 25%..Quantos enfermeiros trabalham no SNS 24?.São cerca de 800 enfermeiros e 30 administrativos que asseguram o serviço em que os cidadãos podem "a qualquer hora do dia falar com um profissional de saúde, através de uma simples chamada telefónica"..Do outro da linha estão enfermeiros experientes, "em média" exercem a profissão "há mais de 11 anos". "Não é raro na sua instituição darem continuidade aos cuidados de saúde a um doente que iniciou o seu percurso no SNS através de um encaminhamento pelo SNS 24", relata a diretora do SNS 24..Um trabalho diário em que as competências na área da comunicação são fundamentais. "Saber ouvir quem nos liga, e que pode estar ansioso, utilizar uma linguagem descomplicada e confirmar que o outro entendeu a nossa mensagem é crucial", destaca Micaela Monteiro..O facto de não existir um contacto visual torna a triagem mais complicada e, por isso, "é importante a experiência de um enfermeiro que consiga captar informação relevante durante a conversa". Diálogo esse que tem como base um guião de perguntas. "Todas as interações são sustentadas em algoritmos clínicos ou guiões medicamente validados", explica a médica responsável pela estrutura..Futuro da linha SNS 24 passa pela inteligência artificial.Diretora do SNS 24 desde 2017, Micaela Monteiro descreve que o trabalho realizado tem sido "enriquecedor e desafiante", mas que já se está a preparar o futuro, o triénio 2020-2022..E os próximos anos desta linha telefónica prometem ser inovadores. "Começámos a criar novos serviços e abrimos o canal digital. Iniciámos trabalho de investigação através de parcerias com universidades do país para podermos vir, no futuro, a tirar partido de novas ferramentas, como, por exemplo, a inteligência artificial ou a integração de dados biométricos", revela.