Quatro portugueses entre finalistas do Prémio Oceanos
A lista dos 51 semifinalistas ao Oceanos - Prémio de Literatura em Língua Portuguesa de 2017 foi ontem reduzida a dez finalistas. Ana Margarida de Carvalho, Ana Teresa Pereira, Helder Moura Pereira e Maria Teresa Horta são os quatro autores portugueses selecionados de entre os 19 que se encontrava no grupo dos semifinalistas. Os outros seis finalistas são escritores brasileiros: Bernardo Carvalho, Elvira Vigna, Sérgio Sant'Anna, Silviano Santiago, Verônica Stigger e Victor Heringer.
A seleção foi realizada ontem, em São Paulo, no Brasil, por um júri formado por dois portugueses (a poeta Ana Mafalda Leite e o crítico literário António Guerreiro) e oito brasileiros (as ensaístas Beatriz Resende, Eliane Robert Moraes e Mirna Queiroz, a escritora Maria Esther Maciel, a tradutora e editora Heloisa Jahn e os poetas Eucanaã Ferraz, Ricardo Aleixo e Sérgio Alcides). Será este o júri que determinará o nome dos vencedores desta edição do prémio que este ano, pela primeira vez, passou a contemplar obras com primeira edição em 2016, publicadas em todos os países lusófonos e não lusófonos desde que tenham sido escritas e editadas em português. Com prémios monetários de 100 mil reais (cerca de 27 mil euros) para o primeiro lugar, 60 mil reais para o segundo, 40 mil para o terceiro e 30 mil para o quatro, os nomes serão anunciados a 7 de dezembro.
No comunicado enviado à comunicação social, a organização refere a opinião dos jurados que sublinham o equilíbrio entre os nomes dos escritores selecionados, numa lista com "autores com trajetória e obras consagradas (incluindo ganhadores do prémio em edições pregressas, como Silviano Santiago, Sérgio Sant'Anna, Elvira Vigna e Bernardo Carvalho) e autores surgidos recentemente (como Victor Heringer ou Ana Margarida de Carvalho), além de apresentar tanto obras de caráter mais experimental quanto narrativas e poemas que aprofundam géneros e dicções tradicionais." A curadoria desta edição está a cargo da jornalista do DN Ana Sousa Dias e dos brasileiros Manuel da Costa Pinto e Selma Caetano.