Vi o primeiro episódio e decidi não continuar. Violência extrema, sangue e muito personagem a morrer atiraram-me para fora do sofá, ao contrário dos 111 milhões de utilizadores que já assistiram a esta série, tornando-se assim no programa mais visto na história da plataforma de streaming Netflix..Falo de Squid Game, o fenómeno sul-coreano que emergiu nas últimas semanas nas nossas televisões. E que fenómeno!.Podemos fazer o exercício de desmontá-lo sob o ponto de vista pedagógico e equacionar que problemas comportamentais pode trazer aos nossos filhos uma série deste calibre. Sou pai com filhos na idade das descobertas tecnológicas e a sua destreza digital é assustadora de tal forma que não há controlo parental que resista. E estas transferências da ficção para a realidade assustam-me. E muito! Há inclusivamente, noutros pontos do globo, educadores que já alertaram os pais para o crescimento atroz de brincadeiras que copiam o que as crianças veem na televisão..A cópia para o mundo real é de fácil concretização, pois são jogatanas tradicionais, mas que se inflamam pela violência, pela advertência e pelo castigo. E, neste caso, a palavra castigo é muito mais sinónimo de condenação do que de repreensão, levando o sangue a espirrar dentro do ecrã. Na verdade, a violência televisiva, chamemos-lhe assim, sempre existiu. O problema talvez seja a disponibilidade e a facilidade de se consumir horas e horas de violência sem supervisão, sem controlo, sem rede! Como se os nossos filhos fossem trapezistas a baloiçar por cima de um mar de violência sem qualquer tipo de segurança que os impeça de cair..A outra forma de desmontar Squid Game, ou qualquer outro fenómeno televisivo do género, é perceber o que estes movimentos de massas podem trazer às marcas. Veja-se por exemplo a Vans, que aumentou as vendas dos ténis brancos que calçam os atores em cerca de 7800%. Leram bem: 7800%!.Segundo a Forbes, no Reino Unido o estudo da língua coreana aumentou 76% no Duolingo, plataforma online de ensino de línguas. Mas isto não fica por aqui. Não!.Os seguidores da atriz Jung Ho-yeon passaram de cerca de 400 mil para 18 milhões, tanto que a atriz é a nova embaixadora da marca Louis Vuitton!.E preparem-se que o Halloween estando à porta... as fatiotas de cor verde ou magenta vão certamente ser o mote da época..Designer e diretor do IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia