Pulseira permite à PSP salvar "idoso desorientado"
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP identificou esta sexta-feira um idoso com demência perdido graças à pulseira "Estou Aqui Adultos" (EAA), uma forma de saber rapidamente a identidade de pessoas com demência e o local onde vivem.
As autoridades de Telheiras foram alertadas por cidadãos que um idoso se encontrava a andar de um lado para outro com um ar desorientado junto ao Pavilhão João Rocha, no Lumiar, Lisboa. Quando a patrulha da área chegou ao local conseguiu identificar o idoso e encaminhá-lo para a instituição onde vive.
"Depois de localizado o cidadão e atendendo a que este não possuía qualquer identificação com o mesmo, os Polícias aperceberam-se que aquele era portador de uma pulseira "EAA" o que motivou o contacto com Número Europeu de Emergência (112) a fim de questionar o responsável pelo registo e possibilitou o transporte e a entrega do mesmo junto da instituição que o acolhe atualmente", pode ler-se no comunicado da PSP.
O projeto "Estou Aqui Adultos" existe desde 2016 e pretende "garantir segurança de todos os utilizadores na via pública, e promover o reencontro célere com o familiar ou conhecido previamente indicado". Desde então foram identificados 35 cidadãos que se encontravam perdidos ou desorientados.