PSP detém dois homens que tentaram fugir a operação Stop no Porto
A operação stop para fiscalização das regras de confinamento, organizada pela Polícia de Segurança Pública junto à rotunda da Bonjoia, no Freixo (Porto), ficou marcada este sábado por incidente no qual dois indivíduos, num Fiat, avançaram sobre a barreira policial e tentaram encetar uma fuga.
A agência Lusa constatou no local, cerca das 15:20, que o carro foi mandado parar pelas autoridades, mas os ocupantes decidiram furar a operação Stop vindo a despistar-se mais tarde na ponte do Freixo.
Os ocupantes do veículo tentaram fugir a pé, mas foram detidos pela PSP do Porto.
Em declarações aos jornalistas, a comandante do Comando Metropolitano do Porto da PSP, Paula Peneda, disse que o condutor não tinha habilitação legal. A mesma fonte apontou que a detenção também se deve a falta de seguro do veículo válido.
Os detidos são dois jovens que vão ser presentes a tribunal na segunda-feira, adiantou a subcomissária da Divisão de Trânsito Cátia Moura.
Até serem presentes a um juiz de instrução criminal, estes dois homens ficam nas celas da PSP do Porto, acrescentou.
Aos jornalistas, no local do incidente, Cátia Moura afirmou que o condutor, que seguia com mais uma pessoa, colocou "gravemente em perigo a vida e integridade física dos presentes", nomeadamente, dos polícias e do presidente da Câmara Municipal do Porto, o independente Rui Moreira, que acompanhava a operação.
A subcomissária da Divisão de Trânsito da PSP/Porto afirmou que, em causa, estão os crimes de condução perigosa, ofensa à integridade física, condução sem habilitação legal e falta de seguro. "Um dos motivos apontados pelo condutor para fugir foi não ter carta de condução", contou.
A operação de fiscalização prossegue esta tarde na rotunda de Bonjoia, no sentido Arrábida/Freixo, por baixo da Via de Cintura Interna.
atualizado às 19.21