Psicólogos escolares partilham em Leiria práticas de sucesso
A orientação vocacional, a avaliação neuropsicológica, a promoção de competências emocionais e as dificuldades de aprendizagem específicas, como a dislexia, são alguns dos temas que vão ser abordados no encontro "Ser Psicólogo em Contexto Escolar".
A dislexia será uma das questões em destaque, já que "carece de respostas educativas urgentes" e porque "se constitui como um obstáculo ao progresso escolar dos estudantes", segundo um dos elementos da comissão organizadora do evento, Sandra Alves.
A psicóloga do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do IPL salientou que este problema "tem efeitos a longo prazo no desenvolvimento das capacidades cognitivas, sociais, efetivas e motivacionais", razão pela qual se pretende com a iniciativa "trazer novas perspetivas e motivar boas práticas".
O encontro Ser Psicólogo em Contexto Escolar" é promovido pelo SAPE do IPL, em colaboração com psicólogos escolares de agrupamentos escolares da região.
A iniciativa está agendada para a Escola Superior de Saúde, uma das cinco escolas superiores do IPL que possui 12 mil estudantes, 900 docentes e 316 colaboradores técnicos e administrativos espalhados pelos concelhos de Leiria, Peniche e Caldas da Rainha.
A instituição ministrou no ano letivo transato 67 cursos de licenciatura (46 em regime diurno, 16 em regime pós-laboral e cinco em regime de ensino a distância), 36 cursos de mestrado e 12 cursos de pós-graduação, 27 cursos de especialização tecnológica e um Curso Preparatório para as provas M23.