Proteção Civil nos Açores sem ocorrências

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informou hoje que até às 07:00 não recebeu qualquer ocorrência, apesar do aviso vermelho emitido para os grupos Oriental e Central por causa da agitação marítima.
Publicado a
Atualizado a

"Não recebemos até às 07:00 (hora local) qualquer ocorrência relacionada com o mau tempo. Tem sido uma noite calma", adiantou à agência Lusa uma fonte do SRPCBA.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou na quarta-feira as ilhas dos grupos Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico) e Oriental (Santa Maria e São Miguel) sob aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, a que se segue o laranja, por causa da previsão de forte agitação marítima.

No grupo Central, o aviso vermelho passou hoje a laranja e vai estar em vigor entre as 07:00 e as 15:00 locais por causa da previsão de agitação marítima com ondas que podem atingir os oito metros.

Sob aviso vermelho para a agitação marítima continua o grupo Oriental (entre as 07:00 e as 10:00 horas locais) onde se preveem ondas que podem atingir os 10 metros.

Os grupos Central e Oriental e também o Ocidental (Corvo e Flores) estão sob avisos laranja e amarelo devido à previsão de chuva, que poderá ser acompanhada de trovoada e vento forte até à tarde de hoje.

O mau tempo que se tem feito sentir nos Açores causou na quinta-feira da semana passada três mortos no Faial da Terra, concelho de Povoação, ilha de S. Miguel, vítimas de deslizamento de terras que soterrou três casas.

Na ilha Terceira, grupo Central, o mau tempo causou também um ferido sem gravidade e 30 desalojados devido ao transbordo de uma ribeira em Porto Judeu.

O IPMA colocou hoje sob aviso amarelo 10 distritos de Portugal continental (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal, Beja e Faro) e o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo por causa da agitação marítima, com ondas que podem atingir os cinco metros.

O aviso amarelo para aqueles distritos e a Madeira vai estar em vigor entre as 18:00 de hoje e as 17:59 de sexta-feira.

O aviso laranja significa "situação meteorológica de risco moderado a elevado", enquanto o amarelo representa "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado na região sul até ao final da tarde, períodos de chuva no Minho e Douro Litoral até ao meio da manhã e no litoral oeste para o final do dia, vento fraco sendo moderado a forte a norte do Cabo Raso e pequena subida de temperatura.

No Porto e em Faro prevê-se uma temperatura máxima de 18 graus Celsius, em Lisboa 17, Funchal 21, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 15 e Santa Criz das Flores 16.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt