Príncipe herdeiro pede tempo antes de assumir o trono

O chefe da junta anunciou um período de luto de um ano e uma redução de todas as atividades de divertimento durante 30 dias em homenagem ao falecido rei
Publicado a
Atualizado a

O filho do rei da Tailândia pediu algum tempo antes de aceitar a sucessão ao trono, na sequência da morte do monarca Bhumibol Adulyadej, que reinou durante 70 anos, colocando a Tailândia num período de grande incerteza.

"Morreu tranquilamente no hospital Siriraj", anunciou em comunicado o palácio real. De imediato, todas as cadeias de televisão interromperam os seus programas, dando lugar a um ecrã cinzento, enquanto dezenas de pessoas se concentravam nas imediações do hospital.

Bhumibol Adulyadej, 88 anos, era considerado o único "cimento" de uma nação muito dividida politicamente e tinha um estatuto de semideus. Subiu ao trono em 1946 após a inexplicável morte de seu irmão, e muitos tailandeses nunca conheceram outro soberano.

Ao contrário de todas as expectativas, e algumas horas mais tarde, o príncipe herdeiro Maha Vajiralongkorn, de 64 anos, disse necessitar de tempo antes ocupar o lugar de seu pai.

"Foi recebido hoje em audiência real pelo príncipe herdeiro. Pediu tempo para se preparar antes de ser proclamado rei", declarou perante os jornalistas o chefe da junta militar que tomou o poder em 2014, general Prayut Chan-O-Cha.

O chefe da junta anunciou um período de luto de um ano e uma redução de todas as atividades de divertimento durante 30 dias. As televisões com emissões difundidas na Tailândia apenas poderão apresentar programas relacionados com a casa real, também no decurso dos próximos 30 dias.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt