Primeiro SMS da história leiloado por 107 mil euros
O primeiro SMS da história, enviado pela operadora Vodafone a 3 de dezembro de 1992, foi leiloado esta terça-feira como NFT por 107 000 euros numa venda organizada pela casa Aguttes, em França.
O comprador, cuja identidade completa não foi revelada, é um canadiano que trabalha no setor das novas tecnologias e é agora o proprietário exclusivo de uma réplica digital do protocolo de comunicação original que transmitiu esse SMS.
Adicionadas as despesas do leilão, a mensagem foi vendida por um preço final de 132 680 euros.
Recebida na ocasião por um funcionário da Vodafone, Richard Jarvis, a mensagem de texto tem 15 carateres e diz "Feliz Natal".
A denominação NFT é um acrónimo de Non-Fungible Token (token não fungível, em português).
Trata-se de um novo tipo de ativo digital, como as criptomoedas, e usa a mesma tecnologia de cadeia de blocos (blockchain), que constitui uma forma de identificação que envolve uma multidão de indivíduos, sem um núcleo aglutinador.
Um NFT ou "objeto digital" é único e não pode ser trocado por um equivalente.
A maioria dos compradores são colecionadores ou especuladores que esperam poder vendê-los mais tarde e ganhar um dividendo.
Os NFT foram protagonistas de vários leilões. O recorde foi alcançado pelo artista norte-americano Beeple com uma obra totalmente digital, vendida por 69,3 milhões de euros (mais de 78 milhões de dólares), em março, na casa Christie's, de Paris.