Previsão de mau tempo leva Câmara do Porto a cortar trânsito na avenida Carlos I
A Câmara do Porto vai efetuar cortes de trânsito e impor a interdição a peões na avenida Carlos I entre hoje e sábado, devido à previsão de condições meteorológicas adversas e forte agitação marítima, foi hoje anunciado.
Através do seu portal de notícias na Internet, a Câmara do Porto refere que irá implementar estes cortes naquela avenida marginal da cidade "por questões de segurança".
"Segundo informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê-se a partir das 21:00 de hoje agitação marítima com ondulação de noroeste a variar entre os quatro e cinco metros, agravando para entre nove a 11 metros durante a madrugada" de sexta-feira, escreve a autarquia.
A Câmara adianta ainda que "prevê-se que esta situação se prolongue até ao final da manhã de sábado".
"A Proteção Civil do Porto recomenda à população que tome as devidas precauções, com especial cuidado na circulação junto de zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros", conclui.
Face às previsões, a Proteção Civil diz que poderão ocorrer "eventuais dificuldades com embarcações e possibilidade de acidentes junto à costa devido à agitação marítima", bem como "a eventual formação de lençóis de água no piso" e "a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano".
Além de forte agitação marítima, as previsões meteorológicas apontam ainda para a ocorrência de chuva por vezes forte e vento com rajadas até 75 quilómetros/hora no litoral, entre as 18:00 e o final do dia de hoje.