Presidente eleito quer restaurar credibilidade do Chipre

Nicos Anastasiades, hoje eleito presidente do Chipre, afirmou que a sua primeira prioridade é "restaurar a credibilidade do Chipre", que negoceia atualmente um plano de ajuda financeira com os seus parceiros europeus.
Publicado a
Atualizado a

"A minha primeira prioridade é restaurar a credibilidade do Chipre", afirmou Anastasiades, na conclusão do seu discurso de vitória, dito em inglês.

O recém-eleito presidente prometeu ainda trabalhar para chegar rapidamente a um acordo com a União Europeia para resgatar a ilha mediterrânica que está à beira da falência.

"Vamos discutir e cooperar de forma fiável com os nossos parceiros europeus para chegar o mais rapidamente possível a um acordo (sobre o plano de resgate) que proteja os nossos grupos vulneráveis, a coesão social e relações pacíficas no mundo do trabalho", declarou.

Anastasiades convidou "todas as forças políticas e cidadãos a abrir, através de um Governo de unidade nacional, um novo e prometedor caminho, caracterizado pela unidade e coesão".

Anastasiades, que obteve hoje uma votação de 57,48% na segunda volta eleitoral das presidenciais cipriotas, acrescentou que o seu Governo vai levar a cabo um "ambicioso programa de reformas estruturais tanto no Estado como na economia".

Quanto ao chamado "problema do Chipre", uma ilha dividida desde a ocupação da parte norte, em 1974, por forças turcas, mostrou a "sincera intenção de procurar uma solução".

"O mais importante é uma solução justa da questão cipriota, que seja aceite por cipriotas gregos e cipriotas turcos e que restabeleça a justiça", afirmou, na sede do partido DIKO.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt