Praia de Odeceixe quase desaparece na maré cheia

O presidente da junta explica que a praia ainda está fragilizada pela ação da tempestade Hércules, de há dois anos
Publicado a
Atualizado a

A maré cheia de ontem, uma das mais intensas do ano, combinada com a agitação marítima, causou estragos na praia de Odeceixe, na Costa Vicentina. Imagens partilhadas na internet mostram a água a galgar a barreira que separa o mar da ribeira.

"Foi uma maré muito grande e o mar estava muito agitado, com ondas de quatro metros, o que fez com que a água entrasse. Estamos agora a verificar os danos", disse ao DN o presidente da junta de freguesia de Odeceixe.

[HTML:html|praiaodeceixe.html|420|500]

Carlos Vieira explicou que a praia ainda está fragilizada pela ação da tempestade Hércules, de há dois anos, que retirou enormes quantidades de areia das praias da costa ocidental portuguesa, de norte a sul. E, por isso, mais vulnerável em situações de tempestade.

Com a invasão da água do mar, a água da ribeira de Odeceixe acabou por inundar a várzea, acrescentou. O presidente da junta aguarda agora a nova maré cheia, esta tarde, embora considera que o mar está mais calmo do que ontem.

[artigo:3620192]

A junta aguarda que a Sociedade Polis avance com algumas intervenções previstas para travar a perda de areia, nomeadamente a construção de paliçadas para manter as dunas.

Mais a sul, as praias de Monte Clérigo e Arrifana também sofreram com os efeitos da agitação do mar, indica Carlos Vieira. Em Monte Clérigo a água chegou à estrada.

[youtube:FRsUk1T8uLM]

A agitação marítima levou ao encerramento de nove barras esta quarta-feira, oito em Portugal continental e uma nos Açores, e ao condicionamento de duas, informa a Marinha na sua página na Internet.

[artigo:4859073]

A Marinha também recomendou à população para evitar zonas costeiras.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt