"Portugal tem bons jogadores e pode sonhar com o título"

Entrevista a Thierry Henry. O ex-internacional francês, agora comentador televisivo, diz que o Euro 2016 não tem um claro favorito. Elogia Ronaldo e considera que Mourinho é o homem certo para treinar o Man. United
Publicado a
Atualizado a

O campeonato da Europa de França inicia-se dentro de dois meses. Vê algum claro favorito?

Sinceramente não. Não há atualmente uma seleção europeia como a Espanha de há uns anos que dominava o futebol mundial. Por exemplo, a Alemanha venceu o último Mundial, mas sentiu algumas dificuldades na fase de apuramento. Acredito que será um Europeu aberto, onde várias seleções podem lutar pela vitória.

Coloca Portugal entre essas seleções com possibilidades?

Claro que sim. Têm uma grande equipa e um jogador como Cristiano Ronaldo, um dos melhores do mundo. Qualquer seleção queria ter um jogador assim e Portugal tem a vantagem de poder contar com ele. É claro que uma superestrela pode decidir um jogo de um momento para o outro, mas é determinante também que possa ter um grande grupo a ajudá-lo, e Portugal tem isso.

O selecionador Fernando Santos já disse que está esperançado em conquistar o primeiro Europeu para Portugal...

Ele é a melhor pessoa para poder falar sobre a sua seleção. É importante que um treinador demonstre confiança no seu grupo de trabalho. Portugal tem bons jogadores e legitimidade para sonhar com um título Europeu. Já falei em Ronaldo, mas não é só Ronaldo. Portugal tem jogadores nos melhores clubes do mundo, muitos deles já com enorme experiência. Ainda no último Europeu [2012, na Polónia e Ucrânia] só foram derrotados pela Espanha e nas grandes penalidades. O importante é acreditar que podem ganhar. Quem acreditaria que a Grécia podia vencer em 2004? Ninguém, só eles. Como disse, é preciso ir para um torneio destes com essa mentalidade. Fernando Santos tem razão, acreditar é meio caminho andado.

E a sua França, acredita que também pode ser uma das favoritas?

Penso que sim. Nós os franceses gostamos muito de jogar em casa estas competições. Temos um grupo de jovens jogadores muito bons e acredito que podemos vencer o Campeonato da Europa. É preciso muito trabalho, mas estou a gostar do que tenho visto.

Foi uma das pessoas que mais defenderam a continuidade de José Mourinho no Chelsea, ainda antes de ele ser despedido, e também já afirmou que seria a solução ideal para o Manchester United. É fã do treinador português?

Admiro bastante José Mourinho. É um dos melhores treinadores da história, já ganhou praticamente tudo e em clubes que ninguém estava à espera, como por exemplo no FC Porto e no Inter de Milão. Depois, venceu ainda a Liga espanhola pelo Real Madrid frente a uma das melhores equipas de sempre do Barcelona.

Ficou admirado com a saída de José Mourinho do Chelsea?

Sim, claro que sim. Disse-o na altura, José Mourinho era a pessoa indicada para dar a volta ao mau momento que o Chelsea estava a passar, mas as pessoas assim não o entenderam.

José Mourinho seria então a melhor solução para suceder a Louis van Gaal no Manchester United?

O Manchester United precisa de voltar às grandes vitórias e para isso tem de ter um treinador com um perfil ganhador. Ninguém pode questionar tudo o que Van Gaal já fez pelo futebol, mas a sua mensagem não está a passar para dentro do grupo. José Mourinho é fantástico e pode ser uma excelente solução para o clube, ele é sinónimo de vitórias, apesar das coisas não terem corrido muito bem no início desta temporada no Chelsea.

Após muitos anos a grande nível como jogador, agora é um dos comentadores desportivos mais disputados do mundo [da Sky passará para a BBC durante o Euro 2016]. Esperava esta situação?

É um prazer estar aqui nesta posição. Nunca pensei ser comentador quando jogava futebol, mas tenho gostado bastante do que tenho feito e também de as críticas serem positivas. Esta decisão não foi muito difícil de tomar porque depois de abandonar o futebol jogado não tinha como me afastar dele. Considero que ainda posso dar muito ao futebol desta forma, explicando às pessoas, de uma forma simples, aquilo que é o jogo propriamente dito. É uma nova forma, e agradável, de estar no futebol.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt