Portugal recebe hoje estudantes sírios

O avião C-130 da Força Aérea portuguesa, que transporta desde Beirute um grupo de 52 estudantes sírios, é esperado esta madrugada (pelas 05.00) no Aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa.
Publicado a
Atualizado a

A vinda dos estudantes sírios para Portugal faz-se ao abrigo da Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes sírios, criada em 2013 pelo ex-presidente da República, Jorge Sampaio.

Inicialmente, estava previsto que o grupo fosse formado por 80 estudantes, mas muitas das alunas que tinham conseguido a bolsa da Plataforma acabaram por desistir, presumivelmente por pressão familiar.

Em Portugal, os estudantes serão distribuídos por Lisboa, Porto e Évora, onde frequentarão a universidade e ficarão alojados em residências universitárias. Fonte do gabinete de Jorge Sampaio disse ao DN que foram criadas três residências nas ditas cidades: em cada uma o Montepio Geral "disponibilizou um apartamento" que foi transformado em residência universitária. "A mobília veio do velho hotel do Monte Estoril e o que faltava foi cedido pelo Ikea", disse a mesma fonte, adiantando que o transporte dos materiais foi feito pelas câmaras.

Criada com o objetivo de minorar o impacto da guerra nos jovens universitários, a Plataforma trabalha em parceria com a Liga Árabe. o Alto Comissariado para os Refugiados e o Instituto norte-americano para a Educação Internacional. Conta ainda com o apoio financeiro de cidadãos e fundações de todo o mundo. São esses fundos que possibilitaram trazer este grupo de jovens, alguns mais chegarão na próxima semana, e criar as condições para que outros vão estudar na Bélgica, Egito, Curdistão iraquiano e Turquia (universidade online)". Para que a Plataforma continue o seu trabalho, vai haver no dia 30 de abril uma angariação de fundos no Meo Arena, seguida de um mega concerto.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt