Portugal Fashion deixa Porto e instala-se em Gaia
Uma tenda gigante com capacidade para mil pessoas sentadas vai acolher, a partir de hoje, a 21.ª edição do Portugal Fashion, que este ano abandonou o Porto e se transferiu para Gaia, devido a falta de financiamentos. A autarquia liderada por Luís Filipe Menezes viu aqui uma oportunidade de promoção internacional, tendo celebrado com a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e a Associação Têxtil e de Vestuário de Portugal (ATP) um protocolo que faz da cidade o palco da moda portuguesa a norte, pelo menos, até 2010.
Durante três dias vão passar pela tenda montada na Praça do Eixo Atlântico - a mesma que acolheu a última edição da Passarella Cibelles, em Madrid - 12 criadores consagrados, cinco novos designers e 16 marcas de vestuário e calçado para um público estimado de 50 mil pessoas. Um investimento (passerelle e show room) de meio milhão de euros, financiado pela Câmara de Gaia em cem mil euros, que, por sua vez, conseguiu um patrocínio de 250 mil euros, nomeadamente do El Corte Inglés, que "passará a ter têxteis portugueses nas lojas das suas cadeias a nível mundial", afirmou o presidente da ANJE, Armindo Monteiro.
O investimento da autarquia é também "uma forte aposta na promoção da cidade", disse o seu vice- -presidente, Marco António Costa. "O que vamos colher é dez vezes superior ao custo directo", disse.
O evento arranca às 21.30 sob o sig no da alta-costura, com criações de Filipe Oliveira Baptista. Uma hora depois do designer radicado em França é a vez de José António Tenente exibir as suas propostas. Miguel Vieira encerra, às 23.30, o primeiro dia de desfiles.
Amanhã será a vez dos jovens criadores (16.30), Anabela Baldaque (18.00), Luís Onofre (19.00) e Katty Xiomara (20.00). Às 23.00, Fátima Lopes encerra com prêt-à-porter. O evento termina domingo, às 22.30, com Luís Buchinho.