População mulata praticamente iguala a branca no Brasil
A parcela da população brasileira que se declarou mulata quase igualou o número de brancos segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em 2015, a população do Brasil era composta por 45,2% de pessoas de cor branca, por 45,1% de mulatos e 8,9% de negros.
O Brasil é considerado o país com a maior população de raça negra fora de África.
Segundo o IBGE, a população branca vem diminuindo desde 2004, enquanto há um aumento dos demais grupos. A partir de 2006, a população branca passou a ser inferior à das populações mulata e negra em conjunto.
Os dados mostram que a composição da população brasileira segundo a cor ou raça entre as grandes regiões do país é bastante diferenciada.
Enquanto 76,7% da população dos estados do Sul, região que tem forte presença de imigrantes europeus declarou-se branca, a percentagem de brancos é de 21,2% no Norte e 26,4% no Nordeste.
No Sudeste, onde estão os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, 52,9% dos brasileiros declararam-se brancos, 9,7% negros e 36,5%, mulatos.
Na região Norte, área que tem grande influência de população indígena e no Nordeste, para onde muitos africanos foram levados durante a colonização do Brasil, a maioria da população declarou-se mulata, 70,2% no norte e 62% no nordeste.