Polícia teme vaga de burlas contra idosos

Polícias, freguesias e associações previnem aumento de burlas com a chegada da "série Europa" de das notas de 5 euros, em maio. Campanhas de esclarecimento vão ser feitas em todo o país.
Publicado a
Atualizado a

O "Jornal de Notícias" escreve hoje que "todos os dias há idosos burlados e o cenário piora com o anúncio da chegada das novas notass de 5 euros, em maio. Polícias, freguesias e associações já estão em alerta máximo quanto às falsas trocas de dinheiro. É mais uma oportunidade para os que se dedicam a vigarizar pessoas de idade. Apresentam-se como funcionários da Segurança Social ou de outras instituições, usam o argumento de que as notas de euro vão perder a validade e convencem as vítimas a entregar para "troca" todo o dinheiro que guardam em casa. Quase sempre as reformas e até as poupanças, por vezes de milhares de euros".

Segundo o jornal, "a GNR está a aproveitar o programa Censos Sénior 203, destinado a sinalizar idosos que vivem sozinhos ou em zonas isoladas, para avisar os potenciais alvos dos burlões. Os avisos estender-se-ão à população em geral e será feito no âmbito das operações Comércio Seguro (18 a 23 de março) e Campo Seguro (8 a 14 de abril)".

O Banco de Portugal avisa que "não haverá trocas de notas para já e, a haver, será só ao nível dos bancos e ninguém poderá apresentar-se junto de pessoas e dizer que realiza essa troca". As notas da segunda série vão circular, durante algum tempo, a par com as da primeira série. Ambas têm valor e devem ser aceites por todas as pessoas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt