Polícia Marítima resgata 79 migrantes na Grécia
Agentes da Polícia Marítima (PM) resgataram este sábado 79 migrantes ao largo da ilha grega de Lesbos entre os quais 31 crianças, informou aquela força policial.
Em comunicado, a PM disse terem sido duas operações e que a primeira ocorreu cerca das 05:00 da manhã. O bote com 42 pessoas - 16 crianças, 13 mulheres e 13 homens - foi acompanhado pela embarcação policial para a praia de Lepetymnos porque "as condições de vento e do mar não se verificaram favoráveis" ao transbordo dos migrantes.
Segundo a PM, ao serviço da Agência FRONTEX, os migrantes desembarcaram em segurança naquela praia de Lesbos e foram entregues às autoridades gregas.
Duas horas e meia depois deste resgate, a viatura de vigilância costeira da PM detetou outros dois botes em águas territoriais turcas. Um foi intercetado pela Guarda Costeira turca e o outro pela polícia portuguesa, após ter entrado em águas gregas cerca das 08:00 com 37 migrantes a bordo.
Embora as condições meteorológicas continuassem desfavoráveis, fez-se o transbordo dos migrantes para a embarcação da PM porque o bote "não apresentava segurança".
Este grupo incluía 15 crianças, 11 mulheres e 11 homens, que foram encaminhados para o porto de Skala Skamineas e entregues às autoridades gregas.
No total, a PM resgatou 276 migrantes desde o início desta semana. Os polícias marítimos portugueses participam desde 2014 na missão euopeia POSEIDON, prestando apoio à Guarda Costeira grega, tendo salvo 6150 pessoas desde então, indicou essa polícia.
A missão POSEIDON destina-se a controlar e vigiar as fronteiras marítimas gregas e as fronteiras externas da UE.