Polícia brasileira investiga eventuais subornos pagos ao presidente peruano

Investigadores suspeitam que Humalla recebeu três milhões de dólares em subornos
Publicado a
Atualizado a

A polícia brasileira está a investigar eventuais subornos pagos ao Presidente peruano, Ollanta Humalla, e a um ex-ministro dos Transportes da Argentina pela empresa brasileira Odebrecht em troca de contratos no Peru.

Um relatório da Polícia Federal de 44 páginas, datado de 5 de fevereiro e citado pela Associated Press, mostra que os investigadores suspeitam que Humalla recebeu três milhões de dólares (27,6 milhões de euros) em subornos da construtora brasileira Odebrecht em troca de contratos no Peru.

A análise de mensagens de correio eletrónico revelou fortes evidências de pagamentos também a um antigo ministro dos Transportes da Argentina, cujo nome não é relevado na notícia.

Segundo a imprensa local, um fato que chamou a atenção dos agentes foi a referência codificada ao "Projeto OH" de três milhões de dólares, que teriam sido entregues em 2011, durante a campanha presidencial no Peru.

De acordo com o relatório da Polícia Federal, as iniciais correspondem a Ollanta Humalla.

O documento está a ser analisado pelo juiz brasileiro Sérgio Moro, que lidera a investigação do caso Petrobras, que envolve vários políticos e executivos brasileiros.

De acordo com o jornal inglês Financial Times, o gabinete de Humalla negou as alegações na passada terça-feira e o presidente peruano convocou o embaixador do Brasil em Lima "para expressar a sua revolta sobre tais alegações e exigir informações oficiais em relação ao caso".

Marcelo Odebrecht, presidente da construtora, encontra-se detido pelo seu alegado envolvimento no caso de corrupção da Petrobras.

Entretanto, num depoimento feito a 28 de maio, Ricardo Pessoa, presidente da construtora UTC e preso na Operação Lava Jato, disse que o ex-ministro José Dirceu, igualmente detido na mesma operação, foi contratado para intermediar negócios com o governo peruano, referindo-se expressamente a Humalla.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt