PJ investiga patrocínio da EDP a curso ministrado por Manuel Pinho
A Polícia Judiciária estará a investigar a criação de um curso em Nova Iorque, na Universidade de Columbia, sobre energias renováveis, diz a SIC Notícias, citando fonte próxima da investigação. Este curso teve como um dos professores Manuel Pinho, ex-ministro da Economia.
Em causa está o patrocínio da EDP à criação deste curso.
Criado em 2010, e com a EDP como "sponsor" (patrocinador), a empresa acarretava com parte dos custos. Um dos professores convidados a lecionar foi Manuel Pinho, ex-ministro da Economia e amigo de António Mexia.
A PJ realizou esta sexta-feira buscas na REN, EDP e The Boston Consulting Group, no âmbito de um processo que investiga corrupção ativa e passiva. António Mexia, presidente da EDP, e João Manso Neto, presidente da EDP Renováveis, foram constituídos arguidos na sequência da investigação da PJ.
Segundo uma informação do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), "o inquérito tem como objeto a investigação de factos subsequentes ao processo legislativo bem como aos procedimentos administrativos relativos à introdução no setor elétrico nacional dos Custos para Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC)".