Nasceu na Índia, formou-se em Lisboa, em Finanças, e vai gerir a pasta do Planeamento

Nelson de Souza tem 64 anos e muita experiência na gestão de fundos comunitários, liderou os programas do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) entre 2005 e 2011. Chegou ao Governo em 2015 como secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão. Agora, Costa passou-o a ministro
Publicado a
Atualizado a

Nascido na Índia há 64 anos, Ângelo Nelson Rosário de Souza é licenciado em Finanças pelo Instituto Superior de Economia (então ISE e atual ISEG, em Lisboa).

Passou pelo setor privado. Foi diretor-geral executivo da AIP (Associação Industrial Portuguesa) entre 2012 e 2013. E, antes de entrar para o Governo de António Costa, em 2015, como secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, foi diretor municipal de Finanças na Câmara Municipal de Lisboa.

Nelson de Souza já tinha estado na vida política quando foi secretário de Estado das Pequenas e Médias e Empresas (PME) e do Comércio e Serviços no Governo de António Guterres, entre 2000 e 2001.

Mas o agora ministro de Costa tem tido uma vida dedicada às empresas a partir da administração pública. Esteve na administração do IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação), entre 1996 e 2000, foi ainda dirigente na então Direção-geral da Indústria, entre 1977 e 1995.

Durante os executivos de José Sócrates, entre 2005 e 2011, geriu os programas de fundos comunitários PRIME e COMPETE.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt