Pelo menos cinco mortos e dez feridos em novo atentado bombista em Cabul
Pelo menos cinco pessoas morreram esta quinta-feira e dez ficaram feridas em Cabul, num atentado bombista contra um autocarro que transportava funcionários do governo afegão.
O ataque ocorreu pelas 8:10 (4:40 em Lisboa), quando um homem detonou explosivos contra um veículo que transportava funcionários do Ministério das Minas e do Petróleo afegão, disse o porta-voz da polícia de Cabul, Firdaws Faramarz.
Uma segunda explosão ocorreu ainda no mesmo local, informou, em comunicado, o porta-voz do Ministério do Interior afegão, Nasrat Rahimi, sem avançar pormenores.
O último atentado em Cabul teve lugar na sexta-feira, quando pelo menos nove pessoas morreram e 33 ficaram feridas num atentado bombista perto da Universidade de Cabul.
Este último atentado acontece quando o enviado especial norte-americano para o Afeganistão, Zalmay Khalilzad, se encontra em Cabul, onde se reuniu na quarta-feira com o Presidente afegão, Ashraf Ghani, e o oficial-chefe executivo, Abdullah Abdullah.
Depois de Cabul, Khalilzad viaja para Doha, para iniciar a oitava ronda de negociações com os talibãs, em conversações que aqui focadas na retirada das tropas internacionais, a principal exigência dos rebeldes.
Ambos os lados procuram o fim de quase duas décadas de conflito, embora os talibãs tenham rejeitado, até agora, negociarem diretamente com o Governo afegão.