Pedro Duarte. "Tudo o que seja para melhorar é bem vindo"
"Deixei clara a minha posição há meses, acho que quando mudamos para melhor é sempre um progresso e uma evolução". Foi com estas palavras que Pedro Duarte, antigo deputado e líder da JSD, reagiu hoje à polémica que atravessa o PSD, com Luís Montenegro a preparar-se para desafiar a liderança de Rui Rio. Mas o ex-secretário de Estado não quis concretizar se a frase se aplica a uma futura mudança da liderança.
Pedro Duarte, que falava à margem da 1ª Convenção do Movimento Europa e Liberdade, que decorre hoje na Culturgest, em Lisboa, diz estar a acompanhar como "observador" os mais recentes acontecimentos no partido e escusou-se a comentar um eventual avanço de Montenegro. Mas foi dizendo que "tudo o que seja para melhorar é bem vindo - "Tudo o que seja para melhorar podem contar comigo"
O ex-deputado já assumiu que está disponível para protagonizar uma candidatura à liderança do partido: disse-o em entrevista ao Expresso, no verão, defendendo então que o PSD deveria mudar de estratégia "tão cedo quanto possível". Questionado sobre se mantém agora essa disposição, nomeadamente num cenário de avanço de Montenegro, o antigo secretário de Estado disse ser "prematuro" pronunciar-se, voltando a afirmar-se como "observador".
Luís Montenegro disse na quarta-feira, aos microfones da TSF, que em breve falará sobre o futuro do PSD. "Entendo que este estado de coisas tem de acabar e isto tem de mudar: o PSD assim não se vai conseguir afirmar", refereiu então.