Lula com sessão solene na AR, mas fora das celebrações do 25 de Abril
A Assembleia da República vai organizar uma sessão solene de boas-vindas ao presidente brasileiro, Lula da Silva, anunciou esta quarta-feira o presidente do parlamento, Augusto Santos Silva, indicando que os pormenores, como a data, ainda vão ser estabelecidos. Lula da Silva não irá então participar na sessão comemorativa do 25 de abril.
"Teremos o enorme prazer de receber o presidente da República Federativa do Brasil numa sessão solene de boas-vindas, que lhe será especialmente devida", anunciou Augusto Santos Silva no final de uma reunião da conferencia de líderes.
De acordo com o presidente do parlamento, Lula da Silva intervirá nessa cerimónia, mas indicou que os detalhes, como a data, serão agora tratadas por si "através dos canais adequados".
Augusto Santos Silva referiu também que a sua proposta obteve um "consenso muito grande" na conferência de líderes, e que apenas um partido se opôs.
Recorde-se que foi divulgado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, que o chefe de Estado brasileiro interviria na sessão solene do 25 de Abril. No mesmo dia, o chefe da diplomacia portuguesa esclareceu que a Assembleia da República "é soberana nas decisões que toma".
O Chega já fez saber que está "contra a vinda do presidente Lula da Silva ao parlamento português".