Paris abre zona para nudistas no maior parque da cidade
Um "espaço para naturistas" abre hoje em Paris no Bois de Vincennes, numa experiência que deverá para já durar até 15 de outubro. Limitado por sinalização, o espaço de 7300 metros quadrados situa-se perto da reserva ornitológica do parque, numa clareira situada entre o belo Royale e a estrada Dauphine.
As autoridades avisam que não será tolerada qualquer atitude de voyeurismo ou exibicionismo, devendo a nudez e a tranquilidade dos utilizadores do espaço naturista ser respeitadas.
Em maio, a autarca do 12.º bairro de Paris, onde se localiza o Bois de Vincennes, Catherine Baratti-Elbaz, tinha dado luz verde à abertura do espaço. "Sou favorável, estou convencida que o Bois de Vincennes é suficientemente grande para que ninguém se sinta lesado", indicou à revista Le Point. Este é o maior parque público da cidade com quase dez quilómetros quadrados (três vezes mais que o Central Park, em Nova Iorque), tendo sido criado entre 1855 e 1866 pelo imperador Napoleão III.
A aprovação da criação de um espaço naturista em Paris, totalmente gratuito, ocorreu há cerca de um ano. Na capital parisiense, precisamente no 12.º bairro, já há uma piscina que os nudistas podem aproveitar durante três dias por semana. A Associação Naturista de Paris conta com 350 membros.
França tem 460 zonas reservadas aos nudistas, entre as quais 155 parques de campismo e 73 praias, sendo o primeiro destino naturista do mundo.