Papa envia mensagem a abençoar peregrinos de Fátima
A mensagem foi lida pelo bispo de Leiria-Fátima, António Marto, no final da eucaristia internacional de hoje, após a consagração do pontificado do papa a Nossa Senhora de Fátima.
"O santo padre manifestou o seu agrado pela iniciativa e profundo reconhecimento pela satisfação do seu desejo em união de oração com todos os peregrinos de Fátima, os quais, de coração, concede a bênção apostólica propiciadora de todos os bens", ouviu-se no santuário.
A mensagem foi endereçada pela Nunciatura Apostólica em Portugal ao cardeal patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, José Policarpo.
O cardeal patriarca de Lisboa pediu hoje à Senhora de Fátima que ajude Francisco a renovar a Igreja Católica, durante a cerimónia de consagração do pontificado do papa a Maria, no último dia da peregrinação de maio.
"Dai-lhe o dom do discernimento para saber identificar os caminhos de renovação da Igreja (...), coragem para não hesitar em seguir os caminhos sugeridos pelo Espírito Santo; amparai-o nas duras horas de sofrimento, a vencer, na caridade, as provações que a renovação da Igreja lhe trará", disse José Policarpo, dirigindo-se "à Virgem Santíssima".
Antes, durante a homilia do último dia da peregrinação, o arcebispo do Rio de Janeiro disse aos milhares de peregrinos na Cova de Iria que a consagração do pontificado de Francisco a Nossa Senhora revela "especial carinho do papa por Fátima".
Este é, afirmou, Orani João Tempesta, "um privilégio de Fátima que a todos alegra e conforta", dada a "especial atenção e solicitude que os papas dos últimos 50 anos têm demonstrado por este solo abençoado, transformando-os em peregrinos da Covas da Iria".