Palestina aceita retomar conversações se Israel parar construção de colonatos
O Presidente palestiniano, Mahmud Abbas, declarou-se hoje disposto a retomar negociações de paz com Israel se o Governo suspender a construção de colonatos.
Na sua primeira reação ao discurso do secretário de Estado norte-americano, John Kerry, sobre a política para o Médio Oriente, Abbas disse que está pronto para retomar as conversações "dentro de um determinado prazo e com base no direito internacional", noticiou a agência norte-americana Associated Press.
Tal incluiria, precisou, uma referência à resolução aprovada na semana passada pelo Conselho de Segurança da ONU -- apesar das objeções de Israel -- declarando ilegal a construção de colonatos.
Os comentários de Mahmud Abbas limitaram-se a reiterar posições palestinianas de longa data e o responsável não falou dos princípios para a paz delineados por Kerry no seu discurso.
[artigo:5576048]
Os palestinianos rejeitam apelos para reconhecer Israel como pátria dos judeus, afirmando que tal minaria os direitos da minoria árabe israelita e as reivindicações dos refugiados palestinianos cujas famílias perderam propriedades no território que é agora Israel.