Palco onde Mao proclamou a república abre a turistas
O palco onde Mão Tse-tung anunciou a fundação da República Popular da China a 1 de outubro de 1949, no topo da Porta de Tiananmen, a entrada na Cidade Proibida, abriu aos turistas pela primeira vez.
Segundo a imprensa oficial chinesa, só no primeiro dia, o palco foi visitado por 5000 pessoas, algumas das quais tiveram oportunidade de assistir, a 1 de janeiro, ao primeiro hastear da bandeira de 2012 na Praça de Tiananmen. A cerimónia foi marcada pelo lançamento de dez mil pombas, símbolo da paz e de boa sorte.
A Porta de Tiananmen, pelo seu carácter fortemente simbólico tanto na era imperial como com o partido comunista no poder, esteve fechada aos visitantes durante décadas.
No entanto, em 1988 foi aberta parcialmente já que a parte central, reservada aos principais líderes do país, permaneceu encerrada até ao início de 2012.
Desde que Mao Tse-tung converteu a Porta no símbolo do início do regime, há 63 anos, a porta só era utilizada para que a partir dela os líderes do país assistissem aos grandes desfiles militares que decorrem, por vezes, no Dia Nacional, sendo que o mais recente foi a 1 de outubro de 2009.
Apesar da abertura, o acesso à Porta continuará bastante limitado dado que só poderá ser visitado no primeiro dia de cada mês por grupos contratados por agência e unicamente às primeiras horas do dia para que se possa contemplar o içar da bandeira na Praça de Tiananmen, um momento bastante apreciado pelos turistas chineses.