Palavras políticas na voz de Cristina Branco
Artista: Cristina Branco
Álbum: 'Alegria'
Editora: Universal Music
Classificação: 3/5
Na capa do novo álbum de Cristina Branco lemos a palavra Alegria, mas o que lá encontramos dentro são diversas histórias de um País triste e marcado pela desolação, contadas por diversas personagens femininas.
O conceito engendrado por Cristina Branco é um claro reflexo do Portugal que hoje ainda consegue sair à rua, mas onde a tristeza deu lugar à chama de revolta. No final do disco ouvimo-la dar voz a O desempregado com filhos, uma história de Gonçalo M. Tavares. Mas não canta, porque a crueza dessas palavras do autor de Jerusalém (2004) não devem ser adocicadas pelo canto.
A parceria com o pianista João Paulo Esteves da Silva (que compõe aqui O Lenço da Carolina e Cândida) é das musicalmente mais ricas de todo este álbum, numa cumplicidade extrema entre a simplicidade e beleza das canções de João Paulo com a personalidade interpretativa de Cristina Branco, cuja voz límpida e segura não necessita de malabarismos vocais para revelar intensidade.
Além de colaborações com Mário Laginha, Jorge Palma ou Pedro da Silva Martins, neste Alegria Cristina Branco faz ainda versões de Alice no País dos Matraqulilhos, de Sérgio Godinho, de Construção, de Chico Buarque, e de Cherokee Louise, de Joni Mitchell, canções de outros tempos e outros lugares mas nas quais encontramos ecos do Portugal de hoje.