Os Verdes questionam Governo sobre praga de escaravelhos em Vouzela
O grupo parlamentar "Os Verdes" anunciou esta terça-feira ter questionado o Governo sobre uma alegada praga de escaravelhos na povoação de Joana Martins, no concelho de Vouzela, que "constitui um grande incómodo no dia-a-dia dos residentes".
O deputado José Luís Ferreira entregou duas perguntas na Assembleia da República, dirigidas aos ministérios da Saúde e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, uma vez que a população está preocupada com as "eventuais consequências desta praga nas culturas hortícolas e na saúde pública".
O partido ecologista refere que, "segundo os moradores, estes insetos surgiram nesta aldeia há cerca de um mês, coincidindo com o aumento da temperatura e, este ano, em número bastante superior ao registado em anos transatos".
"Embora não conheçam com exatidão a génese desta população de escaravelho preto, os residentes suspeitam que estes insetos possam ter origem em várias explorações avícolas que se localizam nas proximidades, até porque esta espécie se alimenta de grãos, farinhas e restos de vegetais", acrescenta.
Os moradores contaram que "os insetos estão mais ativos ao anoitecer, encontrando-se várias miríades voando pela aldeia, que acabam por 'invadir' as habitações", o que torna "quase impossível os moradores desfrutarem de uma refeição tranquila, dado que os mesmos caem frequentemente dentro do prato ou do copo".
"Diariamente, as pessoas são obrigadas a fazer uma desinfestação para poderem pernoitar com tranquilidade", acrescenta o partido.
Atendendo à situação, "os moradores consideram fundamental, por um lado, conhecer a origem desta praga e, por outro, que se proceda à sua eliminação de forma a permitir que as pessoas de Joana Martins possam ter uma vida tranquila nas suas próprias casas", acrescenta.
Neste âmbito, o grupo parlamentar questiona os ministérios se têm conhecimento da situação e que medidas irão tomar para controlar os insetos.