Os Moser são o quinto casal a ganhar um Nobel

O Nobel da Medicina foi este ano para o casal de neurocientistas noruegueses May-Britt e Edvard Moser, conjuntamente com o norte-americano John O'Keefe. Desde que o prémio foi pela primeira vez atribuído, em 1901, outros quatro casais foram distinguidos.
Publicado a
Atualizado a

Os franceses Pierre e Marie Curie ganharam juntos o Nobel da Física em 1903, dividido ainda com Henri Becquerel, em reconhecimento "do serviço extraordinário que prestaram pelo seu trabalho conjunto nas pesquisas sobre o fenómeno da radiação". Marie Curie, que nasceu na Polónia mas se naturalizou francesa, foi então a primeira mulher a ganhar um Nobel, sendo ainda a única pessoa a ganhar dois prémios diferentes, tendo sido galardoada depois em 1911 com o Nobel da Química, pela descoberta de dois novos elementos químico, o rádio e o polónio.

Em 1935, foi a vez de a filha dos Curie, Irène, ganhar o Nobel da Química, em conjunto com o marido, Frédéric Joliot. O casal francês foi reconhecido pela sua "síntese de novos elementos radioativos".

Os norte-americanos Carl e Gerty Cori ganharam o Nobel da Medicina em 1947, pela descoberta do mecanismo de conversão catalítica do glicogénio (derivado da glucose.

Finalmente, os suecos Gunnar Myrdal e Alva Myrdal, o único casal a vencer diferentes prémios em diferentes anos. Gunnar venceu o Nobel da Economia em 1974, dividindo o prémio com Friedrich August von Hayek. Foram distinguidos pelo seu "trabalho pioneiro na teoria da moeda e das flutuações económicas e pela sua análise penetrante da interdependência dos fenómenos económicos, sociais e institucionais".

A sua mulher, a socióloga e política Alva Myrdal, venceu o Nobel da Paz em 1982, com o mexicano Alfonso García Robles. Ambos eram conhecidos pela defesa do desarmamento.

Este ano, May-Britt e Edvard Moser venceram o Nobel da Medicina, junto com John O'Keefe. Os neurocirurgiões foram distinguidos pela descoberta "das células que constituem um sistema de posicionamento", uma espécie de GPS interno do cérebro.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt