ONU investiga violação das sanções à Coreia do Norte por dezenas de países

Relatório do Conselho de Segurança refere ainda que os programas nucleares e de mísseis de Pyongyang "permanecem intactos"
Publicado a
Atualizado a

A ONU está a investigar possíveis violações de sanções à Coreia do Norte em dezenas de países, desde aquisições nucleares clandestinas na China a intermediação de armas na Síria e cooperação militar com Irão, Líbia e Sudão.

Um relatório do Conselho de Segurança obtido na segunda-feira pela agência de notícias Associated Press também indica que estará a ser violada a proibição de importação de produtos de luxo naquele país.

Por outro lado, os especialistas da ONU observam tentativas da Coreia do Norte para contornar as sanções financeiras "usando ataques cibernéticos para forçar ilegalmente a transferência de fundos de instituições financeiras e troca de criptomoedas".

O sumário do relatório, obtido em fevereiro, refere que os programas nucleares e de mísseis da Coreia do Norte "permanecem intactos" e que os seus líderes estão a dispersar instalações de montagem e teste de mísseis.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt