OLP convida Hamas e Jihad Islâmica a integrar organização palestiniana

Os dois grupos são considerados por vários países, incluindo a União Europeia, organizações terroristas.
Publicado a
Atualizado a

A Organização para a Libertação da Palestina (OLP) convidou os movimentos islamitas Hamas e Jihad Islâmica a juntarem-se ao organismo, afirmou hoje o secretário-geral palestiniano, Saeb Erekat, à agência espanhola Efe.

"Falei com o Hamas e a Jihad Islâmica e convidei-os a unirem [à OLP]. Disse-lhes que chegou o momento da união e de criar uma forma de repartir o poder", afirmou, sublinhando que aguarda uma resposta oficial até ao próximo Conselho Nacional Palestiniano.

De recordar que ambos os grupos são considerados por vários países, incluindo a União Europeia, organizações terroristas.

A OLP "representa os 11 milhões de palestinianos, os daqui e os que estão fora", afirmou Saeb Erekat, a partir da Cisjordânia.

Eleito secretário-geral da OLP em julho, Saeb Erekat afirmou que é "imprescindível que a organização se renove" para "dar uma oportunidade aos homens e mulheres mais novos a hipótese de fazerem parte do processo político palestiniano".

A OLP foi criada em 1964 com a intenção de ser um movimento de libertação do povo palestiniano, tendo como base o partido Al Fatah, fundado em 1959 por Yaser Arafat.

Nos anos 1990, assinada uma declaração de princípios, a OLP e o Estado de Israel legitimaram-se reciprocamente e deram início ao processo negocial israelo-palestino, atualmente sem avanço.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt