Óculos de Gandhi vendidos em leilão por cerca de 288 mil euros
Um par de óculos redondos que pertenceu a Mahatma Gandhi, que os teria oferecido "como um agradecimento por uma boa ação", foi vendido por 260 mil libras (cerca de 288 mil euros), anunciou a casa de leilões East Bristol Auctions.
"Vejam o momento em que os óculos de Gandhi foram arrematados por 260 mil libras. Nós encontramo-los apenas há quatro semanas na nossa caixa de correio, deixados por um senhor cujo tio os recebeu do próprio Gandhi. Um resultado incrível para um objeto incrível!", escreveu a casa de leilões no Instagram, postando um vídeo da venda feita na noite de sexta-feira.
Este par de óculos com aros folheados a ouro foi estimado entre 10 mil e 15 mil libras (entre 11 mil e 17 mil euros).
Tinha sido colocado num envelope deixado na caixa de correio da casa de leilões."Um colega pegou o envelope, abriu-o e encontrou um bilhete a dizer: 'estes óculos pertenceram a Gandhi, ligue-me'", disse um dos leiloeiros, Andrew Stowe, ao canal de televisão Sky News.
Depois de um telefonema para o vendedor, "procuramos, investigamos e percebemos que era uma descoberta histórica(...). Liguei de volta para o homem e ele disse: 'se não valerem nada, livre-se deles'", explicou o leiloeiro, acrescentando que o proprietário apanhou um susto ao saber da estimativa da casa de leilões.
Mahatma Gandhi (1869-1948) foi um líder pacifista indiano que "frequentemente oferecia os seus pares de óculos velhos ou indesejados aos necessitados ou aos que o ajudaram", explicou a casa de leilões no seu portal na internet.
O par em questão foi dado por Gandhi na década de 1920 ao tio do atual proprietário, que na época trabalhava para a British Petroleum, na África do Sul, segundo a East Bristol Auctions.
"Presume-se que tenha sido oferecido por Gandhi em agradecimento por alguma boa ação", indicou a leiloeira.
Mahatma Gandhi foi uma personalidade principal da independência da Índia, então colónia britânica. Ganhou destaque na luta contra os ingleses através de um projeto de não violência.