Obama autoriza unidade de elite para interrogatórios

O presidente norte-americano Barack Obama deu o seu aval à criação de uma unidade de elite responsável por interrogatórios dos principais suspeitos de terrorismo, anuncia hoje o Washington Post.
Publicado a
Atualizado a

Citando altos responsáveis da Administração, sem contudo os identificar, o diário norte-americano refere que a decisão de Obama foi tomada no âmbito de esforços alargados que visam reorganizar a política dos Estados Unidos relativamente à detenção e interrogatório de suspeitos.

Barack Obama autorizou, no passado fim-de-semana, a criação da nova unidade de elite, denominada High-Value Detainee Interrogation Group (HIG), segundo o jornal.

A unidade, composta por peritos de diferentes agências de serviços secretos e organismos responsáveis pelo cumprimento da lei, será instalada nas instalações da agência de segurança federal FBI (Federal Bureau of Investigation), refere o Post.

O grupo, supervisionado pelo Conselho nacional de segurança (NSC) e colocado sob o controlo directo da Casa Branca, retira certos poderes à CIA (Central Intelligence Agency), cujos métodos de interrogatório foram postos em causa.

Pouco depois de assumir funções, em Janeiro, Barack Obama prometeu reformular a política norte-americana de detenção, tendo criado um grupo de trabalho especificamente dedicado a estas questões.

O grupo, cujas conclusões deverão ser hoje publicadas, recomendou a criação da nova unidade de interrogatório, bem como outras alterações especialmente ligadas à modalidade de transferência de prisioneiros no estrangeiro, refere o Washington Post.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt