O som das roncas de Elvas na Praça do Município
É já este sábado, dia 29 de dezembro, às 17:00, que se vão ouvir os cantares alentejanos na Praça do Município. Diz a tradição que no Natal de Elvas os grupos de populares vestiam capotes, pegavam nas roncas e andavam pelas ruas a cantar ao "Menino". A tradição esmoreceu e quase se perdia irremediavelmente, empobrecendo a identidade cultural da terra. Mas está de regresso.
Há dois anos um grupo de cantadores juntou-se na Arkus - Associação Juvenil e retomou as célebres músicas natalícias. Estava lançada a semente para uma espécie de segunda vida das Roncas de Elvas, que por estes dias têm saído à rua acompanhando quadras eternas de um Natal que se orgulha da sua história. A tradição vive!
O que é a ronca?
A ronca é uma vasilha de barro, à qual se ata na boca uma pele de coelho ou de borrego, tendo presa ao centro uma cana muito delgada. É friccionando essa cana com a mão humedecida que se tira da ronca um som cavo, ou ronco arrastado, com o qual se acompanha na quadra de Natal os cantes ao Menino. Este instrumento musical foi muito provavelmente introduzido na Península Ibérica, a partir do séc. VIII, com a chegada de diversas tribos berberes do norte de África, donde será original
Programa de aniversário:
29 de dezembro
15h00 - Entrevista - Miguel Somsen por Maria João Caetano: Balanço do ano de 2018
16h00 - Bombaça - Escola Básica nº 1, Professor Manuel Sérgio, Lisboa
17h00 - Ronca de Elvas (A Ronca é o instrumento musical que acompanha os cantos de Natal em Elvas)
19h00 - Parabéns ao Diário de Notícias
19h05 - Concerto Sara Correia (Fadista)
4 de janeiro