O rejuvenescimento segundo Paul McCartney

Paul McCartney acaba de lançar um novo álbum de estúdio, intitulado 'New'.
Publicado a
Atualizado a

Artista: Paul McCartney

Álbum: 'New'

Editora: Hear Music

Classificação: 3/5

Mark Ronson estava em plena lua de mel quando se lembrou que não tinha respondido ao desafio que Paul McCartney lhe havia lançado. O músico e produtor, que trabalhou já com nomes como Amy Winehouse ou os Duran Duran, estava a poucos dias do seu próprio casamento quando o ex-Beatle lhe ligara a convidá-lo para ser o DJ no seu casamento com Nancy Shevell e, como chegou a confessar à MTV, estava então com mais que pensar que numa oportunidade para tocar para McCartney e seus convidados... Mas depois de cortado o bolo, e já com dez dias vividos em lua de mel, devolveu a chamada e deu um outro "sim". Mal imaginava então que esse DJ set, a que se juntaria um outro para o qual o mesmo Paul o chamaria pouco depois, estariam na base de um relacionamento de trabalho que agora o coloca entre os quatro produtores que assinam New, o primeiro álbum de inéditos de McCartney em sete anos.

O trabalho com um conjunto de quatro jovens produtores está na raíz de New. Além de Mark Ronson, o novo disco conta ainda com o trabalho de Ethan Jones (que tem colaborado com os Kaiser Chiefs e The Vaccines), Paul Epworth (que já produziu nomes como Adele, Azaelia Banks ou Annie) e Giles Martin. Este último, que assumiu a maior extensão do alinhamento e o papel de produtor executivo do disco, não é senão o filho de George Martin, que em 1962 levou os Beatles para a EMI e produziu todos os discos dos fab four à exceção de Let it Be. Giles tem já no seu currículo alguns episódios de relacionamento com o legado dos Beatles, seja no trabalho de produção de Love (o disco com a banda sonora do espetáculo do Cirque du Soleil com o mesmo título) ou uma colaboração no documentário de Martin Scorsese George Harrison: Living in the Material World.

New é o verdadeiro sucessor de Memory Almost Full, o álbum de estúdio de 2007 que assinalou a saída do músico do catálogo da EMI onde gravara desde os dias dos Beatles, encetando uma ligação à Hear Music, a editora ligada à rede de cafés Starbucks para a qual hoje gravam também Joni Mitchell ou John Mallencamp. Desde então o músico lançou Electric Arguments (2008), um terceiro álbum do projeto conjunto com Youth, assim como o registo ao vivo Good Evening New York City (2009), o disco "orquestral" Ocean"s Kingdom (2011), com a música de um bailado encomendado pelo New York City Ballet e o mais nostálgico álbum de versões Kisses on the Bottom (2012).

New continua acima de tudo o percurso que o músico havia trilhado em Chaos and Creation in the Backyardm, álbum de 2005 gravado com o produtor Nigel Godrich (conhecido por trabalhos com os Radiohead e Beck). Tal como nesse disco (um dos melhores da obra de McCartney), o ex-Beatle junta em New um sentido clássico na composição e a sua reconhecida alma pop/rock melodista a soluções e sonoridades que assinalam o gosto em não viver apenas do passado. Na verdade, e tal como nesse disco de 2005, a ligação a novos produtores junta ao saber veterano de McCartney o sabor de uma frescura que alarga horizontes às suas canções e lhes conferem um travo atual que não soa a coisa forçada.

Curiosamente, e apesar destes pólos de diálogo com o presente no departamento do som - sendo que no tema-título (produzido por Ronson) propõe um hino "clássico" de dimensão algo beatlesca -New assinala tematicamente alguns instantes de presença de memórias antigas que remontam até aos tempos em que vivia em Liverpool e os Beatles eram ainda sonho em construção. On My Way to Work recorda dias em que trabalhou em entregas ao domicílio e Early Days lembra memórias dos tempos em que compunha primeiras canções com John Lennon. Dias que ninguém lhe tira, como ali canta. Mas aos quais continua a juntar novas canções. E vale a pena dizer que, mesmo longe de um Ram ou um Chaos and Creation in The Backyard, New é mesmo assim um dos mais sólidos discos da sua obra gravada depois do fim dos Beatles.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt