O maior túnel rodoferroviário do mundo vai começar a nascer entre a Dinamarca e a Alemanha em 2021. "É uma nova porta de entrada na Europa", disse o ministro dos Transportes dinamarquês, Benny Engelbrecht, depois de o projeto de 8,7 mil milhões de euros ter sido aprovado por todos os partidos no Parlamento dinamarquês..O túnel vai unir Rødbyhavn, na ilha dinamarquesa de Lolland (ligada ao resto do país por outros túneis), à ilha alemã de Fehmarn (ligado ao continente por uma ponte). Será construído sob o Ferhmarnbelt, um estreito no mar do Báltico. Com 18 quilómetros, quatro vias para carros e duas para comboios, será o maior túnel com as duas vertentes -- rodoviária e ferroviária -- quando estiver concluído, em 2029..O projeto de 8,7 mil milhões de euros, da empresa estatal Femern A/S, será pago totalmente pela Dinamarca com apoios europeus e com os lucros que gerará uma vez aberto à circulação, que servirão também para cobrir a manutenção do espaço. A expectativa é que os empréstimos sejam pagos em 36 anos, sendo o custo das portagens estabelecido pelo Parlamento dinamarquês..Este modelo de financiamento já foi usado noutras ligações no país, incluindo a que une a Suécia à Dinamarca e que além da ponte de Oresund, com oito quilómetros, inclui também aquele que é até agora o maior túnel rodoferroviário do mundo, o de Drogden, com 4050 metros..Atualmente, o maior túnel só para comboios é o de Gotthard, que passa por baixo dos Alpes suíços e mede 57,1 quilómetros de comprimento, enquanto o de Seikan, no Japão, é o maior debaixo de água, com 53,9 quilómetros. O maior túnel rodoviário é o de Laerdal, na Noruega, medindo 24,51 quilómetros, sendo o de Ryfylke, igualmente na Noruega, é o maior debaixo de água (14,3 quilómetros)..A viagem entre Lilland e Fehmarn é feita atualmente de ferry (que leva carros e o comboio) e demora 45 minutos, sendo preciso acrescentar pelo menos mais 15 para os preparativos para o embarque. Quando o túnel estiver concluído será possível cruzar o estreito em sete minutos de comboio e 10 minutos de carro. E será possível retirar duas horas à viagem de comboio entre Hamburgo e Copenhaga, que agora demora quatro horas e meia, e à de Estocolmo para Hamburgo, que demora dez..Construção começa em 2021.Os trabalhos de construção no lado dinamarquês estão previstos para começar a 1 de janeiro de 2021, segundo um comunicado do Ministério dos Transportes, com um atraso de seis meses causado pelo coronavírus..Estes trabalhos incluem a entrada do túnel, estruturas de apoio residencial e administrativas e a fábrica onde serão construídos os troços de túnel que mais tarde serão submersos no seu lugar, no estreito. Um projeto que representa milhares de postos de trabalho para Lolland -- só trabalhos diretos serão três mil..A fábrica só começará a funcionar no início de 2023, com a imersão do primeiro troço esperada apenas em 2024. Antes é preciso escavar uma trincheira de 60 metros de largura e 13 metros de profundidade no fundo do estreito, no qual os troços vão depois entrar. Cada um destes pesa 73 mil toneladas, sendo esperado o uso de ferro equivalente a 50 torres Eiffel em toda a travessia, e estará hermeticamente selado, sendo colocado no sítio com o auxílio de barcos rebocadores..Os 19 milhões de metros cúbicos de material retirado do fundo do estreito serão usados para aumentar a ilha de Lolland com três quilómetros quadrados de áreas naturais, segundo a empresa responsável..Entretanto, em meados de 2022 devem começar os trabalhos no lado alemão -- estando ainda pendentes resultados de processos judiciais por questões ambientais contra o governo alemão pela aprovação do projeto, esperada para o outono. O túnel deverá entrar em funcionamento apenas em 2029, estando no projeto incluindo ainda a melhoria das ligações ferroviárias e rodoviárias tanto na Dinamarca como na Alemanha..O túnel que era ponte.Uma forma mais permanente de cruzar o estreito entre Lolland e Fehmarn começou a ser pensada ainda na década de 1990, depois de ambos os países concordarem que poderia ser mais benéfico do que o simples ferry. Mas os planos iniciais, assinados em 2007, eram para construir uma ponte..Só em 2010 é que esta deu lugar a um túnel, com os engenheiros a concluir que seria mais fácil de construir e teria basicamente os mesmos custos..Mas os planos para a construção, que esteve para avançar em 2015, foram adiados por vários processos judiciais, incluindo das duas empresas de ferries que fazem atualmente a travessia e que chegaram até aos tribunais europeus..O projeto voltou a receber luz verde da Comissão Europeia em março e o aval do Parlamento dinamarquês em abril.