O maior elevador de barcos do mundo começou a funcionar na China

A estrutura permite elevar barcos, com um peso total de até três mil toneladas, a 113 metros
Publicado a
Atualizado a

O elevador de barcos da barragem das Três Gargantas, na China, a maior infraestrutura do tipo a nível mundial, começou a funcionar este fim de semana, 22 anos após o início da construção daquela barragem.

Trata-se do "maior e mais sofisticado" elevador de barcos do mundo, segundo o comunicado difundido pela China Three Gorges (CTG), o grupo que gere as Três Gargantas e principal acionista da EDP (Eletricidade de Portugal).

[youtube:oN_TycPM9Bc]

Projetado por uma equipa de engenheiros chineses e alemães, a estrutura permite elevar barcos, com um peso total de até 3.000 toneladas, a 113 metros.

[youtube:ll1bMG8ZPBg]

Idealizada ainda pelo líder comunista Mao Zedong durante a década de 1950 para acabar com o défice energético de Xangai e do delta do rio Yangtze, a barragem das Três Gargantas começou a ser construída em 1993. As obras foram concluídas 17 anos depois.

Em 2015, a central hidroelétrica daquela barragem tornou-se a maior geradora de eletricidade do planeta, superando a de Itaipú, que é partilhada pelo Brasil e Paraguai.

A CTG, uma empresa estatal diretamente tutelada pelo Governo central chinês, tornou-se o maior acionista da EDP em 2012, após pagar 2,7 mil milhões de euros por 21,35% do capital da elétrica portuguesa.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt