O cabeleireiro de François Hollande recebe dez mil euros por mês
Os cabelos de François Hollande, ao contrário dos do norte-americano Donald Trump ou do britânico Boris Johnson, nunca estiveram na ribalta. Mas a situação mudou esta quarta-feira, porque o semanário satírico Le Canard Enchaîné revelou, avança a AFP, que o cabeleireiro do presidente francês ganha quase 10 mil euros por mês: 9895, mais precisamente.
A publicação identifica o cabeleireiro de Hollande apenas como Olivier B., publicando pormenores do seu contrato com o Eliseu. E os franceses não tardaram a reagir, manifestando indignação perante o salário do cabeleireiro da Presidência, que além do ordenado tem ainda direito a um subsídio de alojamento e outros benefícios "familiares" não especificados.
No Twitter, muitos decidiram partilhar imagens de Hollande com longos cabelos ou cortes de cabelo diferentes, que justifiquem o salário do cabeleireiro. A hashtag #Coiffeurgate (coiffeur quer dizer cabeleireiro em português) é tendência no Twitter em França e houve mesmo alguns utilizadores da rede social a sugerirem que Alain Juppé seja o próximo presidente da República francesa, já que é careca e assim muito dinheiro poderia ser poupado aos contribuintes.
[twitter:753110000445353984]
[twitter:753108288871555072]
Houve ainda quem colocasse lado a lado duas imagens de Hollande, a primeira em 2012 e a segunda em 2016, fazendo referência ao aumento de peso do presidente: "10 mil euros para o cabeleireiro. Curioso para saber o salário do nutricionista...", escreveu um utilizador do Twitter.
[twitter:753029696762380288]
O cabeleireiro do presidente francês viaja com Hollande na maior parte das deslocações ao estrangeiro do governante e o contrato que assinou prevê ainda que mantenha "absoluta confidencialidade" sobre o trabalho e quaisquer informações a que tenha acesso durante e depois do cumprimento da função.