O avançado subvalorizado e o médio goleador. Quem será rei do golo?
Seferovic ou Pedro Gonçalves, um deles deverá ser o melhor marcador da I Liga 2020-21. Têm ambos 20 golos marcados, mas o suíço do Benfica leva vantagem em caso de igualdade por ter menos minutos jogados. No entanto, quando às 21.45 horas (SportTV1) o Sporting entrar em campo para defrontar o Marítimo, em Alvalade, para fechar o pano sobre o campeonato, Pedro Gonçalves já saberá quantos golos tem de marcar para ficar com o troféu, uma vez que a essa hora já terá terminado o V. Guimarães-Benfica (20.00 horas, SportTV2), onde Seferovic terá de marcar o maior número de golos possível para segurar a liderança.
Surpresa não deve chegar do concorrente Mehdi Taremi (FC Porto), que está a cinco remates certeiros de distância dos grandes favoritos a rei do golo.
Pedro Gonçalves e Seferovic defrontaram-se na última jornada, no dérbi da Luz ganho pelo Benfica (4-3). Ambos marcaram dois golos e andaram "picados" durante todo o jogo, mostrando que a luta pelo troféu de melhor marcador do campeonato não é coisa pouca. E ontem os treinadores prometeram ajudar à festa, pois Jorge Jesus anunciou a titularidade de Seferovic, enquanto Rúben Amorim prometeu dar livres e penáltis a Pote.
O camisola 28 do Sporting pode mesmo fazer história como um dos poucos médios que lograram a glória individual como goleadores de um campeonato. É preciso recuar até 2002-03 para encontrar um jogador com características semelhantes na lista de goleadores: Simão, então no Benfica, terminou com 18 golos, os mesmos de Fary (Beira Mar). Depois disso, Hulk (FC Porto) também ganhou o prémio, com 23 golos, mas embora não fosse um ponta-de-lança puro, o brasileiro jogava muitas vezes como segundo avançado.
Se terminar como goleador do campeonato, o reguila de Vidago, como é conhecido Pedro Gonçalves, será o 22.º jogador do Sporting a consegui-lo, sendo que o último foi Bas Dost (34 golos em 2016-17). Já Seferovic procura ser o rei do golo em Portugal pela segunda vez, depois de 2018-19 (23 golos). O suíço começou a I Liga como segunda opção, atrás de Darwin Núñez, mas conquistou o lugar com os golos que foi marcando. Já tinha sido assim em 2019, quando começou como quarta opção, depois de Ferreyra, Castillo e Jonas, ídolo dos adeptos que sofria com lesões nas costas.
Subvalorizar o internacional suíço não é uma boa ideia. Se vencer, será o quarto ano seguido em que um jogador do Benfica consegue a proeza (ver quadro). Seferovic parte para a última jornada com uma ligeira vantagem, pois além de ser avançado de raiz e de ter uma equipa (embora com algumas poupanças a pensar na final da Taça) a jogar para ele, o suíço tem menos 468 minutos em campo, que é o fator de desempate. Ou seja, Pote fez 20 golos em 2643 minutos e Seferovic fez os mesmo em 2175, sendo que o suíço bisou em sete partidas e o português marcou dois golos em seis jogos.
Apesar das assistências não entrarem nestas contas, o jogador do Benfica fez sete assistências para golo, enquanto o sportinguista fez apenas três.
Depois de garantir que fica no Sporting, "venha a proposta que vier", Rúben Amorim admitiu que um dos objetivos do jogo com o Marítimo é ajudar o Pedro Gonçalves a marcar golos. "Se pudermos ajudá-lo, muito bem, mas não vamos centrar o jogo nele, pois o objetivo é ganhar o jogo. Damos-lhe os penáltis, um livre mais perto da área... Era um prémio merecido a um jogador que, vindo do Famalicão, fez uma época fantástica, ajudou a equipa a pressionar e a defender", elogiou o treinador.
Jorge Jesus também abordou o assunto do rei dos goleadores e garantiu a titularidade de Seferovic. "Não vou abdicar dele. Vai jogar. O mais importante são os objetivos coletivos e neste jogo o único objetivo é a vitória, mas se pudermos vamos ajudá-lo a ser o melhor marcador", disse o treinador do Benfica, acrescentando que o suíço "está em luta com um grande jogador do Sporting, que está em vantagem porque quando começar o jogo dele já sabe se o Seferovic fez ou não golos".
Há um mês, Jesus respondeu a uma pergunta sobre o bom momento do avançado, dizendo que "é normal"o melhor marcador do campeonato ser treinado por ele. Contudo, só por quatro vezes os avançados por si treinados terminaram a época com o troféu.
Além do goleador, a última jornada vai decidir a última vaga europeia, entre V. Guimarães, Santa Clara e Famalicão, e quem acompanha o Nacional na descida à II Liga, vaga para a qual há quatro candidatos: Boavista, Farense, Rio Ave e Portimonense.